Mensdagem de ano novo !

Mensagem de ano novo.

Se olhar para cima vera um DEUS que te ana,
Se olhar para trás vera obstaculos vencidos,
Se olhar para frente vera as oportunidades que a vida te dará, tera esperança vera que nesse ano e em cada dia cada hora cada instante terá a oportunidade de realizar seus sonhos de fazer o bem,
Feliz ano de 2013


domingo, 4 de novembro de 2012

"Días de Vinilo" entre os 10 melhores filmes do ano



O filme de Gabriel Nesci, esta na sétima posição no ranking dos melhores de 2012. Do criador de Todos contra Juan. Damián, Marcelo, Luciano e Facundo são quatro amigos na faixa dos trinta cuja relação está atravessada por três grandes temas: a música, a amizade e as mulheres.

Todos eles se apaixonam e se desapaixonam; alguns com a pessoa certa, outros com a errada. O amor começa e acaba. E, na volta da esquina, pode começar novamente. Na continuação, leia a crítica e mais detalhes do filme.




TITULO ORIGINAL: Todo lo que necesitas es amor

TITULO ALTERNATIVO: Todo lo que necesitan es amor

ORIGEM: Argentina.

ATORES: Emilia Attias, Fernán Mirás, Gastón Pauls.

ATORES SECUNDÁRIOS: Inés Efrón, Carolina Peleritti.

DIRETOR: Gabriel Nesci.

FOTOGRAFIA: Rolo Pulpeiro.

TEXTO: Gabriel Nesci.

MÚSICA: Guillermo Guareschi.

GÊNERO: Romance, Comedia.

DURAÇÃO: 116 Minutos

QUALIFICAÇÃO: Adequado para todo público

DISTRIBUIDORA: Boa Vista

FORMATOS: 2D.

CÓPIAS EM SUA SEMANA DE ESTREIA: 50

ESTREIA EM BUENOS AIRES: 27 de Setembro de 2012

CORRIENTES: 18 de Outubro de 2012

CÓRDOBA: 27 de Setembre de 2012

DADOS PARA DESTACAR: Este filme está em 7° lugar no ranking dos melhores de 2012



Crítica: Días de vinilo é sem dúvida uma das melhores estreias argentinas do ano e todos os elementos que formam o filme merecem ser analisados e destacados separadamente.

Mas primeiro há que centralizar um pouco em seu criador, Gabriel Nesci, dado a que esta é sua primeira obra e ainda assim consegue que o espectador com olhos e ouvidos apurados reconheça seu trabalho e seu selo dado a que a identidade de seu produto televisivo (a genial série Todos contra Juan) está impregnada ao longo da fita.

Assim é como se pudessem encontrar pequenas homenagens e referências ao cinema através de comentários dos protagonistas e detalhes para ser descobertos. Mas a grandeza do filme recai em outro lado: a música.

Já desde o título se pode vislumbrar uma identidade retrô e até nostálgica que acompanha a história de duas formas, por um lado com temas originais de artistas internacionais (uma rareza no cinema argentino) tais como Queen, Rod Stewart, Morrisey, INXS, Phil Collins e temas que faziam The Beatles (não originais deles) quem aqui estão graças à banda tributo The Beats. Além da música original onde se destaca o tema escrito pelo diretor e interpretado por Emilia Attias.

A outra forma na qual a música acompanha é na narrativa em si mesma porque há contínuas referências sobre ícones do rock e suas lendas com principal ênfase sobre o melhor quarteto de todos os tempos.

Desta maneira é como nos adentrarmos em uma história de amizade e amor através das vivências de quatro amigos que se conhecem desde toda a vida e que agora estão em seus trinta e pico e que se encontram em um momento crucial: um deles se casa.

O argumento se divide em quatro histórias que convergem em uma. E assim é como conhecemos Damián (Gastón Pauls) que é um escritor que busca se reinventar enquanto tenta superar a separação com sua ex (Carolina Peleretti), ao mesmo tempo que tenta adequar seu novo trabalho às exigências de Leonardo Sbaraglia, quem interpreta a si mesmo, e conhece Vera (Inés Efrón) quem dará a sua vida um giro bastante interessante e situações muito engraçadas.

Também nos encontramos com Luciano (Fernán Mirás) um locutor radial um tanto obssessivo que está namorando com Lila (Emilia Attias), uma cantora pop que não tolera seus ciúmes e que lhe escreve uma canção que conta seus piores defeitos. Ela também complicará a vida de outro dos amigos: Facundo (Rafael Spregelburd) quem sempre sonhou em ser compositor, mas trabalha em um cemitério privado. Ele está a ponto de se casar com Karina (Maricel Alvarez).

Por último temos Marcelo (Ignacio Toselli) que lidera uma banda tributo a The Beatles sem nenhum tipo de êxito e é muito especial com suas relações sentimentais. Um dia chega a sua vida Yenny (Akemi Nakamura) dentro do que é um gesto muito inteligente para qualquier beatlemaníaco.

Tanto os quatro atores principais como o resto do elenco brilham com seus respectivos personagens e desenvolvem com grande eloquência as linhas de um roteiro ingenioso e que dá lugar à reflexão sobre as relações e a vida assim como também por momentos faz morrer de rir. Menção aparte para Fernán Mirás cuja atuação provavelmente seja a melhor de sua carreira até a data.

O último para dizer é a rápida fotografia própria de um video clipe que gera um relato visual muito dinâmico, o que faz uma vez mais com que o diretor deixe bem posta sua marca. É quase impossível sair de uma projeção sem que Días de vinilo te gere algum sentimento positivo, é um desses filmes que nos recordam o por quê de gostarmos de ir ao cinema e passar um bom tempo dentro da sala.

E como se isto fosse pouco, Gabriel Nesci consegue o que muito poucos realizadores tem conseguido: transformar uma nota musical em um fotograma, converter uma canção em um filme. A verdadeira magia do cinema, o mais completo das artes.

Matías Lértora
Jornalista e crítico de cinema. Trabalha em “Casting” (Radio Rivadavia), “Servicio Completo” (Radio LK), e “Conflictuados” (Radio Palermo)

Twitter: @mlertora

 

Texto e fotos: Emilia Attias Uruguay - Teen Angels Amores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tradutor